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As principais diferenças entre Mídia Programática e Tráfego Pago

A publicidade digital transformou a maneira de conectar marcas e pessoas, mas ainda assim é comum surgirem dúvidas sobre as principais diferenças entre Mídia Programática e Tráfego Pago.

Você sabe qual é a diferença entre Mídia Programática e Tráfego Pago? Aqui explicamos as principais dúvidas.
Você sabe qual é a diferença entre Mídia Programática e Tráfego Pago? Aqui explicamos as principais dúvidas.

Com o avanço da tecnologia, os profissionais de marketing digital encontraram várias maneiras de anunciar na internet. Como o próprio nome já diz, publicidade digital (ou mídia paga) é uma forma de divulgar os produtos e serviços que as empresas oferecem, através de ferramentas e canais online.

Existem diversas possibilidades e formatos de publicidade que permitem a divulgação das marcas de maneira mais abrangente. Atualmente, as mais conhecidas são: mídia programática e tráfego pago.

Com certeza, ambas trazem muitos benefícios para as empresas, mas cada uma tem sua particularidade. Hoje te mostraremos as principais diferenças entre esses dois meios para anunciar online.

Mídia Programática

A Mídia Programática é, basicamente, uma modalidade de compra e venda de mídia digital ou de espaços publicitários, de forma automatizada.

Trata-se de uma maneira de comprar anúncios, tanto do Google Ads ou Social Ads, com maior facilidade e utilizando a inteligência artificial. Ou seja, ao invés das empresas adquirirem um anúncio negociando com cada veículo de comunicação e considerando toda a sua audiência, através da mídia programática a venda dos espaços publicitários para os anunciantes ocorre considerando os perfis de públicos específicos de interesse, e de forma automatizada.

A estratégia trabalha com o perfil dos usuários para entregar a mensagem certa, no momento perfeito, no canal ideal e pelo valor correto.

Tráfego Pago

O Tráfego Pago é uma maneira de promover sua empresa na internet através de plataformas que cobram pela veiculação de anúncios. Geralmente, é utilizada como uma estratégia no meio ou no final do funil de vendas.

A princípio as plataformas mais comuns e mais utilizadas no tráfego pago são: Google Ads, através de links patrocinados e Google Shopping, para as lojas destacarem seus produtos nos resultados de busca (search). Também existe a Social Ads – a publicidade patrocinada em mídias sociais, como Instagram Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads.

Entenda as vantagens

O tráfego pago oferece o benefício de enxergar os resultados de maneira rápida e a curto prazo. Em suma, dependendo do valor do investimento e com uma melhor segmentação do seu público, é possível ver os primeiros leads em um curto período de tempo.

Por outro lado, a mídia programática é o ato de comprar anúncios online com mais facilidade; com somente uma operação, a campanha é exibida em vários sites. Dessa forma, você tem maior precisão e controle de entrega da mídia, menos desperdício de verba e uma publicidade hiper localizada e contextualizada.

Mas afinal, qual é a diferença entre Mídia Programática e Tráfego Pago?

Por um lado, mídias pagas estão mais relacionadas com o canal onde o anúncio será buscado, exibido ou visualizado pelo público. Por outro, a mídia programática trabalha com os dados do público, para que, independentemente do canal de comunicação acessado pelo público, o anúncio o impacte.

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Confira também no nossa canal do YouTube o papel do Gestor de Tráfego e a Mídia Programática

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Habilidades em Marketing para 2023

Habilidades em marketing que serão exigidas em 2023.
Nesse post mostramos as principais habilidades em marketing que serão exigidas em 2023, para quem já atua na área ou deseja ingressar.

Conheça as principais habilidades em Marketing que serão exigidas em 2023

Ao que tudo indica, o mercado de trabalho para 2023 está com boas expectativas, esperando impactar positivamente e atendendo uma boa demanda de profissionais desempregados e exigindo algumas habilidades em Marketing, para quem já atua ou deseja trabalhar na área.

O Marketing Digital, certamente é a habilidade número 1 para profissionais do setor. Além disso, as marcas estão investindo cada vez mais no universo online e se faz necessário o conhecimento no digital.

Logo destacamos as outras habilidades

Segundo o LinkedIn, habilidades como SEO, Marketing de Conteúdo e Google Analytics também estão subindo no ranking de funções obrigatórias para os profissionais de Marketing.

Definitivamente, o planejamento e a gestão de eventos não estão mais entre as 10 principais habilidades. Porém, deram lugar ao Marketing de Conteúdo e à Comunicação Corporativa.

O estudo do LinkedIn ainda revela as principais transformações em relação às habilidades dos profissionais de Marketing, que mudaram cerca de 50% entre os anos de 2015 e 2021.

Confira, segundo dados do LinkedIn as principais habilidades em Marketing e veja se você se encaixa em alguma delas

  1. Marketing Digital     
  2. Social Media 
  3. Search Engine Optimization (SEO)
  4. Estratégias de Marketing 
  5. Adobe Photoshop    
  6. E-mail Marketing    
  7. Marketing de Conteúdo 
  8. Propaganda        
  9. Google Analytics     
  10. Comunicação Corporativa

Para você entender melhor do que estamos falando, o LinkedIn também divulgou como era esse cenário em 2015. Confira a mudança de alguns anos para cá:

  1. Social Media 
  2. Marketing Digital 
  3. Propaganda 
  4. Relações Públicas
  5. Estratégias de Marketing
  6. Planejamento de Eventos 
  7. Marketing Online 
  8.  Gestão de Eventos 
  9. E-mail Marketing
  10. Vendas

Em resumo, ter apenas um diploma na área de marketing já há algum tempo não é garantia de nada. Estude por conta própria, vá atrás de livros, blogs, cursos, eventos e outros profissionais que podem lhe auxiliar em sua jornada.

Por fim, se você deseja se aprofundar ainda mais no Marketing Digital e não sabe por onde começar, que tal conhecer os cursos da ADSPLAY Educação?

Nosso objetivo é capacitar o máximo de pessoas nas áreas de Marketing e Comunicação, e também quem deseja se especializar em Mídia Programática e Marketing Digital

Todos os cursos são gratuitos e possuem materiais de apoio, certificado de conclusão e ficam disponíveis por até um ano. Comece seu aprendizado agora mesmo com a ADSPLAY Educação. Clique aqui e saiba mais.

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Marketing Digital Mídia Programática

5 Dicas Sobre Mídia Programática

Boas Práticas na Hora de Planejar a sua Campanha

O planejamento de uma campanha de Mídia Programática não é fácil. É preciso estar ciente das tendências e mudanças do mercado, e conhecer seu público-alvo. Mas antes de entrarmos neste assunto mais a fundo, vamos esclarecer alguns conceitos.


Você sabe o que é Mídia Programática? Como o próprio nome sugere, é uma maneira programada de comprar e vender mídia através de uma ferramenta.


E Compra Programática? Este termo é usado quando você utiliza um sistema ou ferramenta para fazer uma compra, escolhendo não mais o canal que irá veicular a mídia, mas, sim, o perfil do consumidor, e determinar quanto pagar por ele.
A Mídia Programática facilitou o processo de compra de anúncios online, já que, com apenas uma operação, a campanha é exibida em vários sites.

Mas e na prática, como sua empresa pode começar a incluir a Mídia Programática na estratégia digital?

Para pensar e planejar a Mídia Programática, é necessário se desvencilhar de alguns conceitos trazidos pelos anúncios tradicionais. Logo, é importante seguir algumas boas práticas na hora de planejar sua campanha.

Pensando nisso, separamos 5 dicas importantes que, com toda certeza, irão te ajudar com esta tarefa.

Continue a leitura e confira!

Evite trocar repetidamente de criativos

Sempre que um novo criativo é adicionado, sua campanha passa por uma nova fase de aprendizado e isso pode prejudicar seu desempenho.

Planeje bem a sua estratégia

Defina um bom público-alvo, preencha o briefing com o máximo de detalhes possível e aposte nos seus criativos! Lembre-se de que eles são a janela do seu negócio para o mundo digital.

Além disso, entenda quem são seus clientes, o que consomem e em qual ambiente da web eles passam mais tempo.

Evite fracionar demais sua segmentação

Isso pode confundir a ferramenta. Evite também públicos muito nichados. A falta de dados sobre o público pode gerar uma campanha com resultados baixos e de difícil escalada. 

Lembre-se que qualquer estratégia precisa de tempo para evoluir

Quanto mais tempo sua campanha estiver no ar, mais resultados ela gera. Isso acontece porque o reconhecimento da marca leva tempo. 

Evite ativar suas campanhas às sextas ou nas vésperas de feriados

Os finais de semana e feriados são marcados por baixa demanda, uma vez que todos estamos focados em outras atividades e fora dos nossos celulares e computadores. Portanto, sua campanha pode começar com resultados mais instáveis.

Gostou das dicas? Que tal desenvolver suas habilidades em Mídia Programática e expandir seus conhecimentos com o nosso curso?

Acesse o site da ADSPLAY Educação e saiba mais sobre o nosso curso de Mídia Programática on-line e gratuito.

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Objetivos de campanha: aprenda como defini-los e seus parâmetros

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Aprenda como definir os objetivos de campanha de mídia paga. Foto: Reprodução/Unsplash

Ao decidir investir em mídia paga, um ponto essencial durante o planejamento é saber quais os objetivos de campanha. Assim, fica mais fácil direcionar sua criação e as estratégias a serem aplicadas. Além, é claro, de definir quais ferramentas você irá utilizar, como Facebook Ads e Google Ads.

Dessa forma, preparamos esse texto para você conhecer quais os principais objetivos de campanha que existem e quais deles se encaixam melhor para ajudar a alcançar as metas desejadas pela sua empresa!

Então, continue lendo o post e se prepare para alavancar os resultados dos seus próximos investimentos!

Como definir um objetivo de campanha?

O objetivo é definido pelo que você pretende alcançar de maneira geral para sua marca. Ele deve ser composto por três elementos: a ação, o foco da ação e sua finalidade. Aliás, é preciso lembrar que o objetivo de uma campanha de marketing deve estar alinhado ao objetivo geral da sua empresa, definido no seu plano de negócios. 

Para isso, no entanto, você precisa não só investir nos anúncios, mas também em estrutura dentro da sua empresa para conseguir atender o fluxo que pretende atingir pela campanha.

Objetivo de campanha: Facebook Ads

As campanhas de Facebook Ads se dividem em três grandes grupos de objetivos diferentes. O primeiro deles é o reconhecimento, para quem busca fazer a marca ser conhecida por mais pessoas. O segundo é a consideração, que visa estimular ações por parte dos clientes dentro da rede social ou em outros canais da marca. Já o terceiro é a conversão, ou seja, promover vendas.

Dentro da categoria reconhecimento, sua campanha pode focar em pessoas que tenham mais chances de prestar atenção ao anúncio ou, ainda, na promoção da empresa para quem está perto dela. Além disso, também é possível alcançar o maior número de pessoas possível com o anúncio.

Com as campanhas de consideração, você pode aumentar o tráfego no seu site, a instalação de um aplicativo que sua empresa tenha ou o crescimento do envolvimento em suas publicações (curtidas, comentários, visualizações de vídeo). Aliás, outra possibilidade é estimular o preenchimento de um cadastro, gerando leads.

Do mesmo modo, as campanhas de conversão podem ser focadas em levar o público interessado em comprar seu produto ao site da loja, exibição dos produtos do seu catálogo, assim como estimular visitas ao seu estabelecimento.

Objetivos de campanha: Google Ads

O Google Ads também oferece alguns tipos diferentes de objetivo de campanha. Nesse sentido, você pode focar a campanha em vendas, geração de leads e tráfego de site. Além disso, também é possível direcionar seu anúncio para consideração de produto ou marca, fixando-se visualmente na mente do consumidor.

Do mesmo modo, com alcance e reconhecimento da marca você irá atingir o máximo de pessoas com as mesmas características. Para quem tem um aplicativo disponível, a promoção de app exibe anúncios apenas em dispositivos móveis com o sistema operacional que você definir (android ou IOS). Por fim, é possível ainda anunciar no Google Ads sem um objetivo ou meta definidos.


Bom, agora que você já definiu seus objetivos de campanha e os parâmetros, que tal aprender mais sobre mídia programática? Confira esse outro texto do nosso blog! Você vai ficar por dentro de tudo que envolve a melhor forma de anunciar!

Aliás, você pode também conferir os cursos que a Adsplay Educação oferece! Assim, você vai poder aumentar o alcance e a eficiência das suas campanhas. Tudo com o auxílio de profissionais de destaque no mercado, que operam grandes campanhas todos os dias e entregam os melhores resultados aos clientes!