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Migre para o Google Analytics 4 ainda este ano

A partir de 1º de julho de 2023 novas interações deixarão de ser processadas pelo Universal Analytics. Até lá, sugerimos que você migre para o Google Analytics 4 ainda este ano para não perder os dados de mensuração.

O Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais usada no mundo. Ela se integra com outros serviços do Google, como Ads e Search Console. Com ela, é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, quais são as páginas mais clicadas, conversões, dispositivos, cidades e outros dados.

Recentemente, o Google Analytics anunciou que vai lançar a sua próxima geração, o GA4, a partir de 1º de julho de 2023. Já as propriedades de contas 360, aquelas que são pagas, terminarão em 1 de outubro de 2023.

Contudo, o histórico de dados ainda ficará disponível para você acessar até seis meses após o fim da coleta das propriedades. Mas sugerimos que você migre para o Google Analytics 4 ainda este ano

Migre para o Google Analytics 4 ainda este ano

Com mais recursos, novas tecnologias e interface, o novo Google Analytics 4 monitora e analisa os usuários com uma visão integrada entre sites e aplicativos, além de promover processos mais estratégicos em relação ao Universal Analytics.

Por outro lado, o GA4 apresenta uma nova interface de relatórios, com um modelo de dados baseado em eventos. E a boa notícia é que a interface também é flexível, com a possibilidade de arrastar e soltar os dados em tempo real, por exemplo.

Outra novidade no GA4 é o machine learning – a nova captura de informações vai ajudar a equipe de marketing a criar novas ações. Ou seja, você vai conseguir entender quais clientes possuem maior probabilidade de comprar ou quais são as possíveis desistências; logo você poderá ter uma previsão de receita do site.

Além disso, com o Google Signals ativado, o novo Google Analytics 4 vai unificar os usuários que entram em várias plataformas, como e-mail e redes sociais. De fato, esses insights permitirão a criação de campanhas de marketing mais direcionadas e personalizadas.

3 vantagens de fazer a atualização para o novo GA4

Sem dúvida, ao migrar para o novo GA4 você poderá desfrutar de muitas vantagens. Destacamos três delas a seguir:

1. Analytics Insights

Os Analytics Insights são alertas que indicam mudanças incomuns ou tendências emergentes e podem ser automatizados ou personalizados.

2. Detecção de anomalias

Semanalmente, o GA4 verifica anomalias em seus dados, parte de uma técnica estatística que busca discrepâncias em determinada métrica ou valor de dimensão.

3. Análise de contribuição

A análise de contribuição é uma técnica estatística que identifica os segmentos de usuários que contribuem para as anomalias.

O que fazer até o dia da atualização?

Utilize as duas versões

Pode continuar com a versão antiga e instalar e configurar a nova versão para que ela siga coletando dados do seu site a fim de alimentar a base de dados e informações históricas para análise.

Migre aos poucos

Entenda na prática como funciona a nova ferramenta e migre totalmente quando sentir segurança. Faça isso aos poucos e não deixe para a última hora, assim você tem mais tempo para se adaptar, sofre menos impactos nos relatórios e análises e sai na frente dos concorrentes.

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