Categorias
Marketing Digital Mídia Programática

5 Dicas Sobre Mídia Programática

Boas Práticas na Hora de Planejar a sua Campanha

O planejamento de uma campanha de Mídia Programática não é fácil. É preciso estar ciente das tendências e mudanças do mercado, e conhecer seu público-alvo. Mas antes de entrarmos neste assunto mais a fundo, vamos esclarecer alguns conceitos.


Você sabe o que é Mídia Programática? Como o próprio nome sugere, é uma maneira programada de comprar e vender mídia através de uma ferramenta.


E Compra Programática? Este termo é usado quando você utiliza um sistema ou ferramenta para fazer uma compra, escolhendo não mais o canal que irá veicular a mídia, mas, sim, o perfil do consumidor, e determinar quanto pagar por ele.
A Mídia Programática facilitou o processo de compra de anúncios online, já que, com apenas uma operação, a campanha é exibida em vários sites.

Mas e na prática, como sua empresa pode começar a incluir a Mídia Programática na estratégia digital?

Para pensar e planejar a Mídia Programática, é necessário se desvencilhar de alguns conceitos trazidos pelos anúncios tradicionais. Logo, é importante seguir algumas boas práticas na hora de planejar sua campanha.

Pensando nisso, separamos 5 dicas importantes que, com toda certeza, irão te ajudar com esta tarefa.

Continue a leitura e confira!

Evite trocar repetidamente de criativos

Sempre que um novo criativo é adicionado, sua campanha passa por uma nova fase de aprendizado e isso pode prejudicar seu desempenho.

Planeje bem a sua estratégia

Defina um bom público-alvo, preencha o briefing com o máximo de detalhes possível e aposte nos seus criativos! Lembre-se de que eles são a janela do seu negócio para o mundo digital.

Além disso, entenda quem são seus clientes, o que consomem e em qual ambiente da web eles passam mais tempo.

Evite fracionar demais sua segmentação

Isso pode confundir a ferramenta. Evite também públicos muito nichados. A falta de dados sobre o público pode gerar uma campanha com resultados baixos e de difícil escalada. 

Lembre-se que qualquer estratégia precisa de tempo para evoluir

Quanto mais tempo sua campanha estiver no ar, mais resultados ela gera. Isso acontece porque o reconhecimento da marca leva tempo. 

Evite ativar suas campanhas às sextas ou nas vésperas de feriados

Os finais de semana e feriados são marcados por baixa demanda, uma vez que todos estamos focados em outras atividades e fora dos nossos celulares e computadores. Portanto, sua campanha pode começar com resultados mais instáveis.

Gostou das dicas? Que tal desenvolver suas habilidades em Mídia Programática e expandir seus conhecimentos com o nosso curso?

Acesse o site da ADSPLAY Educação e saiba mais sobre o nosso curso de Mídia Programática on-line e gratuito.

Nossos professores são especialistas e atuantes no mercado, com aulas teóricas e práticas, aprenda a desenvolver suas habilidades com a gente. Também oferecemos os cursos de Google Analytics, Google Ads e Meta Ads.

Os cursos acompanham material de apoio, você ainda tem acesso aos conteúdos por até 1 ano e todos os curso possuem certificado de conclusão. Faça já a sua inscrição clicando aqui.

Acompanhe a ADSPLAY Educação nas redes sociais e fique por dentro das principais novidades do mercado.
Instagram | Facebook | Youtube | Spotify

A ADSPLAY Educação é uma unidade de ensino da ADSPLAY, empresa especialista em Mídia Programática e Marketing de Performance. E tem como objetivo capacitar o máximo de pessoas das áreas de marketing, publicidade e comunicação e, também, aqueles que desejam atuar com Marketing Digital. Essa iniciativa já impactou mais de 13.000 alunos, desde março de 2021.

Os cursos que oferecemos são de Mídia Programática, Google Analytics, Google Ads e Facebook Ads. Todos são online, 100% gratuitos e com certificado de conclusão.

 

Categorias
Carreira

5 Tendências de Marketing Digital para 2023

Tudo o que você precisa saber sobre marketing digital para impulsionar sua carreira e se relacionar melhor com o mercado de trabalho. Confira as 5 tendências de marketing digital para 2023.

5 Tendências de Marketing Digital para 2023

O Marketing Digital é essencial para qualquer pessoa ou negócio que queira se destacar na atualidade, mas é preciso estar atento(a) às novidades e tendências, porque as mudanças são rápidas e podem afetar estratégias e resultados.

De acordo com o estudo Digital 2022: Global Overview Report, o número de usuários ativos na internet já somam cinco bilhões de pessoas, ou seja, quase 63% da população mundial. Dentre elas, 4,6 bilhões são usuários de redes sociais. No Brasil, por exemplo, passamos, em média, 10 horas e 10 minutos on-line, e um terço desse tempo é gasto nas redes sociais.

No século 21, o marketing deixou de focar no produto e passou a adotar estratégias com foco no cliente e na experiência. Agora, o desafio é fidelizar o consumidor oferecendo experiências únicas para que ele procure a marca e, mais do que isso, seja um defensor no ambiente digital.

Profissionais e empresas que querem ficar no topo e ganhar relevância, precisam estar sempre atualizadas com o mercado e com as tendências mundiais. Pensando nisso, separamos 5 tendências de marketing digital para 2023. Continue a leitura e saiba mais!

1. Conversation Marketing

Segundo Eric Santos, CEO da RD Station, o Conversation Marketing será uma das maiores tendências de marketing digital para 2023. Os brasileiros se acostumaram a agendar consultas, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e fazer compras com poucos cliques pelo WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais utilizado no país, com 120 milhões de usuários.

Portanto, a tendência aponta que a criação de chatbots e automações de atendimento é a solução ideal para esse cenário.

2. Conteúdos em vídeos

Os vídeos já estavam em constante crescimento no gosto da audiência há alguns anos, e o favoritismo seguirá forte em 2023. Segundo pesquisa deste ano da Wyzowl, cerca de 96% dos usuários entrevistados costumam assistir vídeos que explicam produtos e serviços, e 86% das empresas já encaram os vídeos como uma excelente ferramenta de marketing para gerar leads.

Afinal, é cada vez mais comum o número de empresas que educam seu público por meio de vídeos e tutoriais.

3. Metaverso e TikTok

Podemos afirmar que a chegada do Metaverso foi um verdadeiro laboratório maluco de experiências para as marcas. Muitas empresas deverão apostar nessa tendência para promover uma melhor experiência, esperando que o relacionamento entre marcas e consumidores seja mais imersivo e com enorme potencial de criatividade.

E o TikTok que, desde de 2020, vem acertando bastante quando o assunto é Marketing Digital e Brand Awareness. De fato, o TikTok gerou tanto interesse em conteúdo de vídeo curto, que as marcas expandiram seu alcance de marketing para incluir o aplicativo social em suas campanhas.

4. Data Driven Marketing

Com informações relevantes em mãos, que permitem mapear o comportamento do usuário e traçar tendências de comportamento, certamente as marcas conseguem elaborar estratégias de marketing mais assertivas, impactando o consumidor em um momento mais decisivo da jornada de compras.
Uma pesquisa da OpenText, feita com 2 mil brasileiros, mostrou que 73% dos entrevistados têm maior probabilidade de comprar novamente de marcas que ofereçam tratamento individualizado.

5. Mídia Programática

Apesar de existir há mais de uma década, a mídia programática ainda é algo “novo” no mercado da publicidade, portanto, prever tendências nem sempre é fácil. Mas os dados não mentem: os gastos globais com anúncios digitais devem aumentar de US$ 571,2 bilhões este ano para mais de US$ 785 bilhões até 2025, de acordo com a eMarketer. Isto mostra que os profissionais de marketing continuam confiantes no alcance do marketing digital, e, consequentemente, da mídia programática.

E se você deseja se aprofundar ainda mais no universo do marketing digital, conheça os cursos gratuitos da ADSPLAY Educação. Clique aqui e saiba mais.

A ADSPLAY Educação é uma unidade de ensino da ADSPLAY, a maior empresa de Mídia
Programática do Brasil. E tem como objetivo capacitar o máximo de pessoas das áreas de marketing, publicidade e comunicação e, também, aqueles que desejam atuar com Marketing Digital. Essa iniciativa já impactou mais de 13.000 alunos, desde março de 2021.

Os cursos que oferecemos são de Mídia Programática, Google Analytics, Google Ads e Facebook Ads. Todos são online, 100% gratuitos e com certificado de conclusão.
Categorias
Carreira Cursos Gratuitos Marketing Digital Mídia Programática

3 motivos para você trabalhar com Mídia Programática

A mídia programática revolucionou o mercado publicitário e vem transformando o modo como as empresas se comunicam com seus consumidores. Conheça 3 motivos para você trabalhar com Mídia Programática em 2023.

3 motivos para você trabalhar com Mídia Programática

O que é Mídia Programática?

Mídia Programática é uma maneira automática de comprar espaços publicitários em grandes portais e aplicativos. Devido ao potencial de segmentação, você consegue atingir o público certo no momento certo, ou seja, em qualquer ambiente que eles estiverem navegando, algo essencial para as marcas que querem garantir alcance e atrair novos clientes. Os formatos mais utilizados são anúncios em vídeos e display, que atuam como sustentação para as campanhas. Apesar de existir há mais de uma década, a mídia programática ainda é algo “novo” no mercado da publicidade digital.

Mas, para começar a utilizá-la, é importante conhecer todos os termos técnicos que estão por trás desse processo que envolve a compra e a venda de mídia online.

O que é uma DSP?

A sigla DSP significa “Demand Side Plataform”, o que na prática é uma plataforma de compra de mídia em tempo real (RTB). É nela que os anunciantes compram de forma fácil e rápida espaços publicitários em sites que exibem anúncios. Em outras palavras, podemos dizer que é um sistema que auxilia a agência, anunciante ou trading desk na compra de mídias.

O que é uma DMP?

DMP é a sigla utilizada para abreviar o nome da plataforma ”Data Management Platform”. De uma forma simplificada, podemos dizer que ela é uma plataforma de gerenciamento de dados. A DMP irá coletar as informações, munindo sua empresa com dados digitais importantes para o planejamento das estratégias de marketing. Uma vez que esses dados forem coletados, será possível identificar padrões de comportamento do consumidor, facilitando assim, a forma de impacta-lo.

Quem pode trabalhar com Mídia Programática?

Estudantes e profissionais iniciantes em marketing digital: deve-se aprender tudo sobre o mercado de mídia programática para atuar em agências, anunciantes e publishers (sites e provedores de conteúdo). Além disso, trata-se de uma área em crescimento acelerado e com poucos profissionais qualificados no mercado.

Profissionais de marketing e mídia: importante melhorar suas habilidades em marketing digital, dominando conceitos, métricas e o ecossistema da mídia programática. De fato, o aumento de conhecimento e a prática profissional pode elevar a carreira para um próximo nível.

Empresários e empreendedores: entender os diferentes formatos de publicidade e seus respectivos direcionamentos de audiência, pode ser ótimo para desenvolver estratégias de mídias mais eficientes e conquistar mais resultados para o negócio.

O salário médio de um profissional de mídia programática, começando como analista pode ser a partir de R$ 4.100/mês e podendo chegar até R$ 12.200,00/mês para quem ocupa o cargo de gerente

E quais são os 3 motivos para trabalhar com Mídia Programática?

1. Investimento 

Segundo estudo da IAB Brasil, investimento em publicidade digital atingiu mais de R$ 30 bilhões em 2021, assim como, aumentando os resultados das empresas e abrindo oportunidades no mercado de trabalho.

2. Crescimento do número de anunciantes digitais

O estudo Digital AdSpend também revela que entre 2020 e 2021 o número de anunciantes que passaram a investir em canais digitais cresceu 30%. A princípio, isto significa mais oportunidades de prospecção para agências, publishers e plataformas.

3. Aprimoramento profissional

Os profissionais de marketing que focarem nas tendências em mídia programática poderão aproveitar as novas oportunidades criadas, bem como anúncios programáticos em Smart TVs e streamings, DOOH e anúncios de áudio, como parte de um mix de marketing bem-sucedido.

Comece seu aprendizado agora mesmo com o curso gratuito de Mídia Programática da ADSPLAY Educação e amplie o seu conhecimento em publicidade digital. Clique aqui e saiba mais.

A ADSPLAY Educação é uma unidade de ensino da ADSPLAY, a maior empresa de Mídia Programática do Brasil. E tem como objetivo capacitar o máximo de pessoas das áreas de marketing, publicidade e comunicação e, também, aqueles que desejam atuar com Marketing Digital. Essa iniciativa já impactou mais de 13.000 alunos, desde março de 2021.

Os cursos que oferecemos são de Mídia Programática, Google Analytics, Google Ads e Facebook Ads. Todos são online, 100% gratuitos e com certificado de conclusão.
Categorias
Carreira Cursos Gratuitos Marketing Digital Mídia Programática

4 cursos gratuitos para fazer nas férias

As férias chegaram e se você está com tempo extra, que tal investir em cursos para começar 2023 com novas habilidades e conhecimentos? Conheça 4 cursos gratuitos para fazer nas férias ministrados pela ADSPLAY Educação.

Conheça 4 cursos gratuitos para fazer nas férias

Para quem está procurando investir na carreira e aprimorar o currículo, a ADSPLAY Educação é uma ótima opção. Com cursos online e gratuitos, a unidade de ensino da ADSPLAY – a maior empresa de mídia programática do Brasil, oferece aulas teóricas e práticas com foco no desenvolvimento de habilidades profissionais necessárias para quem atua ou deseja atuar no Marketing Digital.

A escola ensina tópicos baseados em uma metodologia própria desenvolvida a partir das experiências da própria ADSPLAY. O melhor de tudo é que você aprende com professores especialistas e atuantes no mercado, que operam grandes campanhas e projetos diariamente na empresa. São mais de 40 horas de conteúdos voltados para a área da publicidade online e marketing digital.

Separamos aqui os 4 cursos gratuitos para fazer nas férias, para quem deseja aprimorar seus conhecimentos ou para aqueles que querem ingressar no mercado. Todos os cursos disponibilizam certificado de conclusão, materiais de apoio e acesso aos conteúdos por até 1 ano.

Conheça os 4 cursos gratuitos para fazer nas férias

Curso de Mídia Programática

A Mídia Programática surgiu como uma nova maneira de automatizar a compra e venda de anúncios. Devido ao potencial de segmentação, você consegue atingir o público certo no ambiente em que eles estiverem navegando.

Se você trabalha com Marketing Digital e deseja aprender mais sobre o universo da publicidade online, para se aperfeiçoar profissionalmente e melhorar o seu currículo, conheça nosso curso de Mídia Programática gratuito. Com aulas teóricas e práticas, ensinamos como gerir anúncios para atingir o público certo e no momento certo.

O programa aborda tudo o que você precisa saber sobre o ecossistema da Mídia Programática e suas principais ferramentas. Você aprenderá cada etapa do processo: planejamento, desenvolvimento, criação, análise de resultados, performance e otimização de campanhas programáticas.

Curso de Google Analytics

Com aulas teóricas e práticas você aprende a usar o Google Analytics, criar relatórios personalizados, fazer tagueamento, definir metas e como usar os números para mensurar as métricas e comprovar ROI.

Criada para monitorar o tráfego de sites, a ferramenta coleta e organiza dados que são úteis para compreender o comportamento dos usuários que acessam os domínios.

Saber analisar o tráfego de um site é meio caminho andado para quem deseja criar e gerir campanhas rentáveis. Utilizar o Google Analytics é fundamental para qualquer profissional de marketing que precisa mensurar métricas e comprovar ROI.​

Desenvolvemos este curso completo e gratuito, que vai ensinar o passo a passo da ferramenta, explorando as funcionalidades e destacando as melhores práticas para atingir seus objetivos.

Curso de Google Ads

Aprenda a criar, otimizar e gerenciar campanhas usando a plataforma de anúncios do Google com o nosso curso gratuito. Com aulas teóricas e práticas, você aprenderá a investir a verba corretamente para obter melhores resultados.

O Google Ads é uma ferramenta que permite gerenciar as campanhas e acompanhar suas métricas em tempo real. No nosso curso gratuito você aprenderá a gerar tráfego, converter leads e fechar novos negócios e com a nossa certificação em Google Ads, você poderá transformar sua jornada profissional e oferecer inúmeras possibilidades de carreira.

Curso de Facebook Ads

Facebook e Instagram são ferramentas poderosas de atração e conversão. Para quem está começando na publicidade online ou já atua como profissional de marketing, este curso é essencial para quem deseja se aprofundar no digital e turbinar o currículo.

Com aulas teóricas e práticas, no nosso curso de Meta Ads gratuito, ensinamos o planejamento, criação e gestão das campanhas no gerenciador de negócios. Você irá aprender a organizar todas as estratégias, configurar os formatos de mídia e público-alvo, além de analisar as métricas para otimização de campanhas.
Comece seu aprendizado agora mesmo com a ADSPLAY Educação e amplie o seu conhecimento em publicidade digital. Clique aqui e saiba mais.

A ADSPLAY Educação é uma unidade de ensino da ADSPLAY, a maior empresa de Mídia Programática do Brasil. E tem como objetivo capacitar o máximo de pessoas das áreas de marketing, publicidade e comunicação e, também, aqueles que desejam atuar com Marketing Digital. Essa iniciativa já impactou mais de 13.000 alunos, desde março de 2021. Os cursos que oferecemos são de Mídia Programática, Google Analytics, Google Ads e Facebook Ads. Todos são online, 100% gratuitos e com certificado de conclusão.
Categorias
Marketing Digital Notícia

Migre para o Google Analytics 4 ainda este ano

A partir de 1º de julho de 2023 novas interações deixarão de ser processadas pelo Universal Analytics. Até lá, sugerimos que você migre para o Google Analytics 4 ainda este ano para não perder os dados de mensuração.

O Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais usada no mundo. Ela se integra com outros serviços do Google, como Ads e Search Console. Com ela, é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, quais são as páginas mais clicadas, conversões, dispositivos, cidades e outros dados.

Recentemente, o Google Analytics anunciou que vai lançar a sua próxima geração, o GA4, a partir de 1º de julho de 2023. Já as propriedades de contas 360, aquelas que são pagas, terminarão em 1 de outubro de 2023.

Contudo, o histórico de dados ainda ficará disponível para você acessar até seis meses após o fim da coleta das propriedades. Mas sugerimos que você migre para o Google Analytics 4 ainda este ano

Migre para o Google Analytics 4 ainda este ano

Com mais recursos, novas tecnologias e interface, o novo Google Analytics 4 monitora e analisa os usuários com uma visão integrada entre sites e aplicativos, além de promover processos mais estratégicos em relação ao Universal Analytics.

Por outro lado, o GA4 apresenta uma nova interface de relatórios, com um modelo de dados baseado em eventos. E a boa notícia é que a interface também é flexível, com a possibilidade de arrastar e soltar os dados em tempo real, por exemplo.

Outra novidade no GA4 é o machine learning – a nova captura de informações vai ajudar a equipe de marketing a criar novas ações. Ou seja, você vai conseguir entender quais clientes possuem maior probabilidade de comprar ou quais são as possíveis desistências; logo você poderá ter uma previsão de receita do site.

Além disso, com o Google Signals ativado, o novo Google Analytics 4 vai unificar os usuários que entram em várias plataformas, como e-mail e redes sociais. De fato, esses insights permitirão a criação de campanhas de marketing mais direcionadas e personalizadas.

3 vantagens de fazer a atualização para o novo GA4

Sem dúvida, ao migrar para o novo GA4 você poderá desfrutar de muitas vantagens. Destacamos três delas a seguir:

1. Analytics Insights

Os Analytics Insights são alertas que indicam mudanças incomuns ou tendências emergentes e podem ser automatizados ou personalizados.

2. Detecção de anomalias

Semanalmente, o GA4 verifica anomalias em seus dados, parte de uma técnica estatística que busca discrepâncias em determinada métrica ou valor de dimensão.

3. Análise de contribuição

A análise de contribuição é uma técnica estatística que identifica os segmentos de usuários que contribuem para as anomalias.

O que fazer até o dia da atualização?

Utilize as duas versões

Pode continuar com a versão antiga e instalar e configurar a nova versão para que ela siga coletando dados do seu site a fim de alimentar a base de dados e informações históricas para análise.

Migre aos poucos

Entenda na prática como funciona a nova ferramenta e migre totalmente quando sentir segurança. Faça isso aos poucos e não deixe para a última hora, assim você tem mais tempo para se adaptar, sofre menos impactos nos relatórios e análises e sai na frente dos concorrentes.

Quer saber mais sobre Google Analytics? Faça nosso curso gratuito com certificação e se torne um especialista.

Com aulas teóricas e práticas, você aprende a analisar o tráfego de um site para criar e gerir campanhas rentáveis. O nosso diferencial é que os professores são especialistas e atuantes no mercado, operando grandes campanhas todos os dias na ADSPLAY.

Todos os cursos da ADSPLAY Educação acompanham materiais de apoio. Também disponibilizamos acesso aos conteúdos por até 1 ano após a conclusão.

Comece seu aprendizado agora mesmo com a ADSPLAY Educação e amplie o seu conhecimento em marketing digital. Clique aqui e saiba mais.